Química Verde: desenvolvimento de produtos seguros, uso de solventes e auxiliares seguros e busca pela eficiência de energia. por Everton de Barros.

sexta-feira, agosto 03, 2012

Continuando, então, nossa série de postagens sobre os 12 princípios da química verde, iremos falar sobre o desenvolvimento de produtos seguros, o uso de solventes e auxiliares seguros e, por fim, a busca pela eficiência de energia.


DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SEGUROS: Deve-se buscar o desenvolvimento de produtos que, após realizarem a função desejada, não causem danos ao ambiente;

O desenvolvimento de produtos seguros é de suma importância para a nossa sociedade consumista. Durante nosso dia, utilizamos muitos produtos que podem ser usados apenas uma vez ou outra e depois jogamos fora, são os famosos descartáveis. Porém muitos desses produtos que não têm mais utilidades para nós têm de ter um descarte apropriado para que não poluam o meio ambiente.

Pesquisadores e cientista têm tentado desenvolver novos produtos descartáveis, ou não, com degradação mais acelerada. Um grande exemplo é o plástico. Pesquisadores têm desenvolvido um novo plástico para sacola plástica que tem uma vida útil bem reduzida em relação às atuais. Essa sacola começa a se biodegradar quando entra em contato com micro-organismos orgânicos.

Pesquisas e projetos muitas vezes demoram muitos para que tenham um resultado satisfatório. Sendo assim, temos que ter a consciência de utilizar produtos com tempo de vida útil reduzida ou então os que podem ser reutilizados.



USO DE SOLVENTES E AUXILIARES SEGUROS: A utilização de substâncias auxiliares, como solventes, agentes de purificação e secantes, precisa ser evitada ao máximo; quando inevitável a sua utilização, estas substâncias devem ser inócuas ou facilmente reutilizadas;

O uso de solventes deve ser evitado ao máximo no meio industrial. Solvente é toda substância que é utilizada para a dispersão de outra substância em seu meio. Muitas indústrias também os utilizam para baratear suas fórmulas e diminuir a atuação de seus produtos.

Os solventes, no meio ambiente, muitas vezes, se associam a substâncias já existentes na natureza, ocasionando assim o surgimento de um novo composto que, muitas vezes, é muito pior do que a solução original que foi descartada no meio ambiente. Pesquisas em andamento visam à criação de auxiliares mais seguros que, no caso, iriam prejudicar menos o meio ambiente quando forem descartados.



BUSCA PELA EFICIÊNCIA DE ENERGIA: Os impactos ambientais e econômicos causados pela geração da energia utilizada em um processo químico precisam ser considerados. É necessário o desenvolvimento de processos que ocorram à temperatura e pressão ambientes;

A busca pela eficiência de energias tem sido uma grande batalha para os governos ao redor do mundo. O grande dilema é coseguir uma energia sustentável e ao mesmo tempo barata. Hoje em dia, vários projetos, inclusive do governo brasileiro, visam o incentivo dessas energias sustentáveis de acordo com o clima de cada região do planeta.

Um exemplo é o grande parque eólico que tem crescido na região nordeste do Brasil. Por possuir ventos em abundância, o Nordeste tem sido alvo de investimentos de indústrias para a geração de energia provinda do forte vento da região. Grandes hastes com hélices gigantescas ficam alinhadas na direção oposta do vento e, assim, com o passar do vento, elas giram e transformam energia mecânica em energia elétrica. Outra energia sustentável explorada no nordeste brasileiro tem sido a energia solar.

Lá existe o maior complexo de painéis solares do Brasil. Os pesquisadores indicam, no entanto, que é mais vantajosa a instalação de painéis solares nas próprias residências ou condomínios em vez de em grandes parques de energia.



CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL