Como saber se os ingredientes de um cosmético fazem mal?

sábado, dezembro 07, 2013
Texto escrito por Nyle Ferrari e originalmente publicado no blog Lookaholic, link: Como saber se os ingredientes de um cosmético fazem mal?

Milhares de substâncias tóxicas podem estar em contato com o seu corpo diariamente. Você as conhece? 
(Foto: Reprodução)
















Recebo infinitas perguntas sobre esse tema e então decidi fazer o post para ajudar quem está começando a comprar cosméticos mais naturais e não tem tanta experiência para identificar se a fórmula é “nociva” ou não. Acho que pode ser útil!

Experiência e boas fontes
No começo é difícil você conseguir identificar todas as possíveis químicas nocivas de um cosmético só de bater o olho na fórmula.

Quando eu era novata nesse meio, eu pesquisava incansavelmente e de tanto procurar, me informar e praticar, acabei costumando/decorando. Hoje eu bato o olho e já sei se “presta” ou não, mas para chegar nesse nível levei cerca de 1 ano, não foi da noite para o dia.

Você pode ir no Google e digitar o nome da substância em inglês (tal qual está escrita na fórmula do cosmético) seguido de Truth in Aging (por exemplo: phenoxyetanol truth in aging). Provavelmente você vai achar algum artigo do site Truth in Aging (excelente sobre o assunto) que fala dos perigos acerca da substância que você está procurando (caso ela seja nociva). Ele é confiável e me ajudou muito a saber grande parte do que eu sei hoje.

Entenda os selos de cosméticos orgânicos/naturais
Entender o que significa os selos das certificadoras de produtos orgânicos/naturais é imprescindível! 

Escolha boas marcas
Foto: Reprodução.
Hoje em dia eu nem fico mais pesquisando fórmula de produto porque quase sempre eu compro de marcas que eu sei que posso confiar.

São empresas que trabalham com produtos verdadeiramente naturais e orgânicos e não usam substâncias nocivas à saúde. Claro, pode haver uma ou outra substância polêmica (e, mesmo assim, não é das MAIS polêmicas), mas nociva não.

Quando eu digo substância “polêmica” me refiro a uma substância que divide opiniões acerca da sua inocuidade, ou seja, não dá para ter certeza absoluta que é nociva, e nem que é totalmente segura.


Já substância nociva é aquela que já é provado que faz mal, apenas um grupo irrelevante de cientistas (geralmente parciais) defendem seu uso contra uma maioria esmagadora que são contra (exemplo: formol, que já é sabido que é cancerígeno).

Recorra ao EWG
O EWG é uma organização que atua desde 1992 no ramo de pesquisa sobre substâncias químicas nocivas, agrotóxicos, dentre outros. A organização criou um banco de dados que se chama EWG Skin Deep Cosmetics Database, no qual os consumidores, dentre outras coisas, podem digitar o nome de uma determinada substância e saber informações sobre ela: o que é, qual a origem, em quais produtos ela costuma a ser encontrada, quais são os riscos relativos a ela (ou seja, se ela é nociva ou não, etc).

Como usar o Skin Deep Database
O Database é, de fato, uma mão na roda para quem não tem muita experiência para analisar fórmulas. Só que ele tem umas “falhas” que podem dar uma nota que não é tão justa para o produto. Por exemplo, a substância “parfum”(perfume) / ”fragrance” (fragrância) de origem sintética tem nota alta no site, ou seja, é tida como uma substância nociva.

Alguns produtos naturais contém “parfum”/”fragrance”, só que de origem totalmente natural, geralmente óleos essenciais (que não são nocivos). No entanto, o Database considera como se essa fragrância fosse sintética, não natural (mesmo se você selecionar a opção “natural”, indicando que o ativo não é sintético). Por conta disso o cosmético pode ficar com uma nota alta injustamente, digamos.

Então, se você souber que a fragrância daquele produto é de origem natural, na hora de criar seu relatório no Skin Deep, apague o “Parfum”/ ”Fragrance” para evitar problemas.

O EWG é bom, mas você não pode depender dele!
Sim, o Database é excelente e ajuda bastante, mas não é bacana ficar muito dependente dele. Em muitas situações você vai estar na loja, longe do seu computador, sem nenhuma fonte de consulta, e aí? Ter o conhecimento em sua cabeça faz toda diferença, evita que você leve para casa um produto que te faz mal.

Foto: Reprodução.


Tente ao máximo “educar o seu olho” para detectar componentes polêmicos e nocivos em uma fórmula. No início, claro, você vai precisar fazer algumas consultas, mas com o tempo e prática você vai simplesmente decorando! Quando se der conta, vai poder identificar tudo sem ajuda de ninguém e isso vai ser excelente para você, acredite.

Digo isso porque no ano passado o Database do EWG entrou em manutenção e ficou fora do ar por meses. Eu fiquei completamente desesperada e percebi que eu não podia depender só disso e deveria buscar conhecimento, e não esperar tudo mastigado. Foi a melhor coisa que fiz!

Fonte: Lookaholic

CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL