Quando falamos em reciclagem de garrafas PET, muitas pessoas limitam-se apenas a camisas, móveis, entre outros produtos comuns, mas o que a maioria não sabe é que através das garrafas PET, podemos criar um vasto número de produtos, como por exemplo, um pouco provável na cabeça de muita gente: as tintas.
Para quem não sabe as tintas são consideradas bastantes prejudiciais ao meio ambiente, por possuírem compostos orgânicos voláteis (VOC’s), que são compostos que têm uma facilidade muito grande de se vaporizar e entrar na atmosfera, devido sua alta pressão de vapor e o termo volátil significa que essa vaporização ocorre em condições normais, não necessitando de qualquer interversão maior para que tal vaporização ocorra.
Pensando nisso, empresas de fabricação de tintas, vêm pensando em novos métodos e tecnologias para tentar mudar essa situação, visando a preservação do meio ambiente e a saúde do consumidor.
Pensando nisso, empresas de fabricação de tintas, vêm pensando em novos métodos e tecnologias para tentar mudar essa situação, visando a preservação do meio ambiente e a saúde do consumidor.
Uma boa investida são as tintas ecológicas, feitas basicamente de matérias-primas naturais, sem componentes sintéticos ou insumos derivados de petróleo e essa seria a mais indicada para que houvesse a diminuição dos voc's. Porém outra investida é a utilização de garrafas pet’s para a fabricação de tintas, utilizando a reciclagem. É certo que eliminar a utilização de derivados do petróleo nos dias atuais é um pouco complicado, uma vez que esses derivados estão presentes em nosso cotidiano, mas se pudermos reciclar, já que a redução e a reutilização não estão presentes na vida do consumidor, podemos amenizar e muito os impactos no meio ambiente.
Fonte: http://www.icv.org.br.
No setor ambiental houve ganho no que diz respeito a redução do volume de efluentes em 40% o que corresponde a aproximadamente 250 mil litros de água que deixam de ser enviadas para tratamento; e uso de material reciclável de alta disponibilidade e de forte impacto ambiental com tempo médio de decomposição estimado em centenas de anos. Além disso, 50 milhões de garrafas PET por ano deixam de ser enviadas para aterros sanitários, rios e esgotos e reduz-se o consumo de aproximadamente 2700 toneladas/ano de matérias-primas não renovável. Já na parte econômica a tinta produzida tem melhor desempenho e menor custo.