Devido a todo mal que já foi causado pela própria humanidade ao planeta, tem-se buscado há algum tempo um desenvolvimento sustentável que não prejudique o meio ambiente e que seja economicamente e socialmente viável. Por isso, o mundo está voltado a várias pesquisas que possam contribuir positivamente com esse desenvolvimento, uma delas, como já sabemos, é o biodiesel.
A maior parte da energia consumida em todo o mundo provém do petróleo, do gás natural e do carvão, que são fontes limitadas. Devido a essa grande preocupação ambiental, a comunidade científica, os órgãos governamentais e a sociedade como um todo têm se empenhado para que se alcance um mundo sustentável.
Imagem: jangadeiroonline.com.br |
Através da busca pela sustentabilidade, estudos revelam que grande parte dos resíduos pode ser transformada ou até mesmo servir como matéria-prima de alguns produtos, contribuindo assim com o meio ambiente. Um desses exemplos são as vísceras de peixe, mais especificamente a tilápia, que fornece um óleo que pode ser utilizado como combustível.
Hoje, já existe um projeto para transformar as vísceras de peixe em biodiesel. Além da energia que essa descoberta pode gerar sem que seja preciso usar fontes não renováveis para isso, também estará contribuindo, e muito, com o meio ambiente, pois toneladas de resíduos de peixe que são descartados no solo, consequentemente contaminando-o e atingindo também os lençóis freáticos, serão aproveitadas. Essa tecnologia já está sendo estudada e testada e já se sabe que é possível extrair um óleo útil das sobras de peixe.
Além de reduzir o impacto ambiental, com o fim da contaminação do solo, dos rios e açudes das regiões em que se concentra a criação de pescados, esse projeto também poderá gerar renda extra para as cooperativas pesqueiras, já que o subproduto do peixe que era simplesmente descartado servirá como matéria-prima para o biodiesel.
Com anúncios de investimentos do Governo para auxiliar na indústria pesqueira, estima-se dobrar a produção no país até 2014, alcançando cerca de dois milhões de toneladas do produto por ano, por consequência, também dobrará o volume do material que seria desprezado e que tem grande utilidade. Se esse resíduo for utilizado na produção de combustível, estima-se que sejam produzidos anualmente aproximadamente 210 milhões de litros de biodiesel à base de óleo de peixe.