Química Verde: uso de fontes de matéria-prima renovável, evitar a formação de derivados e catálise. por Everton de Barros.

sexta-feira, outubro 05, 2012

Bom, galera, continuando nossa série de postagens sobre os 12 princípios da química verde, falaremos um pouco sobre os usos de matérias primas renováveis, a questão de como evitar formação de derivados e a catálise. Estes, respectivamente, são o 7º, 8º e 9º princípios da química verde.

USO DE FONTES DE MATÉRIA-PRIMA RENOVÁVEL: O uso de matérias primas renováveis está diretamente ligado ao uso do petróleo, que é umas das principais matérias primas de nosso consumo. Ele é o combustível fóssil mais utilizado hoje em dia por nossa sociedade, porém está com os dias contados para terminar. 

Por ser um combustível fóssil, ele demora milhões e milhões de anos para ser produzido nas formações rochosas da crosta terrestre. Além dele, temos outros exemplos de matérias primas que demoram um longo tempo para se formarem no meio ambiente. A madeira também é uma matéria prima muito utilizada pela sociedade, porém tem um tempo de renovo bem mais rápido do que o do petróleo. 

A importância de utilizarmos matérias primas renováveis é a questão de até quando iremos ter tal matéria no meio ambiente, ao ponto que não cause um cataclismo ambiental por sua falta.

Foto: http://naturezaecologica.com



EVITAR A FORMAÇÃO DE DERIVADOS:  Temos que evitar a formação de derivados durante a produção de certo produto, porém para entendermos essa questão temos de saber o que viria a ser um derivado em determinada produção. 

Derivado, nesse contexto, envolve a questão da formação de produtos intermediários até o fim da produção. Esses intermediários são restos da extração de princípios ativos ou simplesmente de substâncias que estão incorporadas a outros produtos. Contudo, nem sempre o que sobra depois dessas extrações pode ser utilizado durante a produção. 

Assim, acabam sendo descartados no meio ambiente. Temos que saber aproveitar melhor os produtos intermediários que surgem da fabricação de outros produtos. Um grande exemplo de utilização de intermediários é o caso da madeira. Quando se corta a madeira para poder deixá-la no formato em que se quer utilizá-la, sobram pequenos fragmentos no chão. 

Hoje em dia, já temos madeiras, os famosos aglomerados, que são feitas a partir de junção por pressão desses pequenos fragmentos.

Foto: http://www.madeireirabaggio.com.br/

CATÁLISE: A catálise é quando fazemos o uso de catalisadores, que são todas e quaisquer substâncias que atuam na diminuição da energia de ativação da reação, fazendo com que a reação aconteça mais rapidamente do que o normal.

O catalisador participa da reação, porém ele não entra diretamente na reação. Ele acaba sendo um meio apenas de acelerar esse tal procedimento. A troca de reagentes estequiométricos por catalisadores está ligada à questão do reaproveitamento de um produto que precisaria entrar na reação apenas para acelerar o processo e ao fim de tal poder ser reaproveitado.

Foto: http://www2.fc.up.pt/

Fonte:   Sec.Sbq e UFPEL
CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL