O metano na digestão da vaca.

sexta-feira, julho 19, 2013


O Enem está chegando e com ele aumenta a obrigação de estudar mais, perder um pouco da vida social, se descabelar e varar a madrugada. Mas tudo em prol da educação vale a pena, não é mesmo?

Para quem ainda não percebeu, a maioria dos concursos públicos coloca em suas questões assuntos da atualidade, e o assunto sobre as questões ambientais tem sido muito utilizado e, acreditem, até na prova de química esse tema é abordado. 

Por esse motivo, iremos separar algumas questões de química que abordam o tema sustentabilidade e explicar de forma simples como tudo acontece.

Prova Enem, ano 2011, caderno azul, 1º dia, questão 90. O metano na digestão da vaca.

Questão.

De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de:

A - metano durante o processo de digestão.

B - óxido nitroso durante o processo de ruminação.

C – clorofluorcarbono durante o transporte de carne.

D - óxido nitroso durante o processo respiratório.

E - dióxido de enxofre durante o consumo de pastagens.

Comentando a questão.

Por incrível que pareça as vacas têm uma grande participação no aquecimento global, na verdade, todos os animais ruminantes. Segundo o site Time Online, estima-se que até 2030, o gás poluente produzido pela digestão da vaca aumentará 60%.

O termo ruminante está relacionado com o hábito de ruminar destes animais, ou seja, depois que ingerem os alimentos, este é regurgitado para a boca, onde é novamente mastigado (ruminado) e deglutido (engolido).

Mas com isso ocorre?

Diferentemente de muitos seres vivos, os animais ruminantes, como a vaca, o boi, as cabras, as ovelhas, entre outros, possuem quatro estômagos. Como foi dito acima, os ruminantes comem o alimento, regurgitam-no como bolo alimentar e tornam a comê-lo (regurgitação é o fluxo controlado de conteúdo estomacal para o esôfago e a boca).

Os estômagos são cheios de bactérias, chamadas metanogênicas, que facilitam a digestão, mas também produzem metano. Como o processo de digestão é anaeróbico (sem a presença de oxigênio), há formação do gás metano, que é liberado através do arroto ou por flatulência. 

As bactérias metanogênicas desempenham duas funções primordiais: elas produzem gás insolúvel (metano) possibilitando a remoção do carbono orgânico do ambiente anaeróbio, além de utilizarem o hidrogênio, favorecendo o ambiente para que as bactérias acidogênicas (que dão origem a ácidos) fermentem compostos orgânicos com a produção de ácido acético, o qual é convertido em metano.

A digestão anaeróbia de compostos orgânicos é normalmente considerada um processo de dois estágios.

No primeiro estágio, um grupo de bactérias facultativas e anaeróbias, denominadas formadoras de ácidos ou fermentativas, convertem os compostos orgânicos complexos em outros compostos. Compostos orgânicos complexos como carboidratos, proteínas e lipídios são hidrolisados (quebrados com água), fermentados e biologicamente convertidos em materiais orgânicos mais simples, principalmente ácidos voláteis.

No segundo estágio, ocorre a conversão dos ácidos orgânicos, gás carbônico e hidrogênio em produtos finais gasosos, o metano e o gás carbônico. Esta conversão é efetuada por um grupo especial de bactérias, denominadas formadoras de metano, as quais são estritamente anaeróbias. As bactérias metanogênicas dependem do substrato fornecido pelas acidogênicas, configurando, portanto, uma interação comensal.

Uma vez que as bactérias metanogênicas são responsáveis pela maior parte da degradação do resíduo, a sua baixa taxa de crescimento e de utilização dos ácidos orgânicos normalmente representa o fator limitante no processo de digestão como um todo.

Então a resposta correta é a letra A.

A - metano durante o processo de digestão.

Fontes:


Tem alguma questão, com o tema química e sustentabilidade, que você deseja uma melhor explicação? 

Mande para o nosso e-mail, qsustentavel@gmail.com, ou deixe um comentário, que teremos o prazer de tentar lhe ajudar! 
CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL