Química verde: produtos degradáveis, análise em tempo real para a prevenção da poluição e química intrinsecamente segura para prevenção de acidentes. por Everton de Barros.

terça-feira, dezembro 11, 2012

É, galera, infelizmente chegamos ao fim de uma série de publicações sobre os 12 princípios da química verde. Para fechar com chave de ouro essa série de postagens, falaremos sobre o 10º, 11º e o 12º princípios da química verde, que são respectivamente: produtos degradáveis, análise em tempo real para a prevenção da poluição e a química intrinsecamente segura para a prevenção de acidentes.

PRODUTOS DEGRADÁVEIS: Para começarmos, falaremos sobre os produtos degradáveis. O primeiro passo para falar sobre produtos degradáveis ou biodegradáveis é entender que elas são uma ou mais substâncias que são quase que totalmente nocivas ao meio em que estão. Produtos biodegradáveis possuem cadeias lineares em sua composição que são atacadas por micro-organismos presentes da água. Sendo assim, acorre uma reação entre o produto e a água, fazendo com que o material tenha suas ligações quebradas.

Fonte: http://tabuafix.com.br


ANÁLISE EM TEMPO REAL PARA PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO: A análise em tempo real para a prevenção da poluição é como se fosse um exame preventivo, ou seja, é uma análise que detecta a probabilidade de haver substância tóxica antes que ela surja. A partir dessas analises preventivas, podemos evitar vários acidentes, tanto para o profissional quanto acidentes ambientais.

Fonte: http://biosulquimica.com


QUÍMICA INTRINSECAMENTE SEGURA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES: E para finalizar os 12 princípios da química verde, falaremos do último, que é a química intrinsecamente segura para prevenção de acidentes. É uma química voltada para pesquisar produtos químicos que, ao serem utilizados, possuem um risco menor de provocar acidentes como incêndios, vazamentos e explosões.

Fonte: http://www.ourinhos.sp.gov.br


Bom, os 12 princípios da química verde são apenas alguns dos milhares princípios que nós cidadãos devemos ter para preservar o meio ambiente. Muitas vezes, o não jogar o papel de bala no chão ou o reaproveitar da folha de papel que foi utilizada apenas em um lado já são princípios verdes simples que podemos adotar em nosso cotidiano.

Espero que vocês, caros leitores, tenham gostado dessa série de postagens sobre princípios de preservação da química verde.

CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL