Post Parceiro. O descarte correto de medicamentos. por Sare Drogarias.

segunda-feira, março 18, 2013
Quem nunca fez um estoque de medicamentos em casa? Mesmo sabendo que para tomar remédio é preciso de receita médica, a maioria da população acaba guardando os remédios para usar em uma próxima vez. Acontece que nem sempre essa próxima vez chega, e os remédios acabam se acumulando e perdendo a validade. Muitas vezes acabam não sendo descartados pelo simples motivo de a pessoa não saber como descartar.
Antigamente era recomendado pela Anvisa que os medicamentos, líquidos ou em comprimidos, fossem descartados na privada ou na pia, mas, com o aumento da preocupação com o meio ambiente, isso não é mais indicado. Foi determinado que nenhum medicamento pode ir para o lixo comum, pois pode acontecer de alguém abrir o lixo e ingerir o medicamento vencido jogado fora por você e acabar passando mal. 
Porém, a maioria da população não sabe como descartar os medicamentos corretamente.
Além disso, guardar medicamentos também não é bom, pois muitas vezes já não há identificação e armazenamento corretos, como a temperatura e iluminação indicadas.
Jogar os remédios na privada ou na pia não está correto. Se jogar na pia ou no vaso sanitário pode contaminar a água, o remédio vai para as redes de esgoto que desembocam em rios e córregos e eles podem mudar o PH da água, mesmo quando a água passa pelo tratamento. Essa mesma água volta para o consumo dos animais e das próprias pessoas.



Alguns medicamentos possuem produtos químicos, como certos tipos de antibióticos, que não são totalmente eliminados da água. De acordo com a farmacêutica Juliana Thomazini, da Sare Drogarias, os medicamentos controlados são descartados pela COVISA, os materiais perfurocortantes são descartados em um descarpack, onde é coletado por empresas específicas para este tipo de descarte (LOGA). Juliana também afirma que os medicamentos normais de drogaria são coletados também por empresas específicas para descarte (limpurb).

Para evitar as sobras de medicamentos e remédios que não foram usados e descartados corretamente, a solução poderia ser a venda de medicamentos fracionados, em pequenas quantidades, porém isso depende da indústria farmacêutica aderir a essa opção.

A farmacêutica Juliana ainda finaliza dizendo que “Todos os medicamentos são prejudiciais à natureza, mas principalmente os quimioterápicos (tanto que estes têm embalagem de descarte especial, coletados também por empresas específicas de descarte) e todo medicamento descartado e coletado pelas empresas específicas são incinerados (um processo de queima sem prejudicar o meio ambiente).”

Para descartar seus medicamentos corretamente, você deve levá-los até um hospital ou ponto de coleta de medicamentos vencidos em sua cidade, que geralmente estão disponíveis em supermercados e drogarias.



Para mais informações sobre saúde e bem estar acesse: www.saredrogarias.com.br/Noticias
Informações sobre o descarte correto de medicamentos: www.portal.anvisa.gov.br


CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL