Dia Internacional do café: Curiosidades e Dicas.

terça-feira, abril 14, 2020


Hoje é o dia de um dos bens de consumo mais consumido mundialmente, não só pelos seus benefícios, mas também pelo seu aroma e seu delicioso sabor, e olha que há quem diga que não. 
Mas nós do Química Sustentável viemos trazer algumas curiosidades e benefícios, assim como dicas de reaproveitamento do queridinho do Brasil.



Embora não pareça, a borra de café, o resíduo do café, pode ser um grande vilão do meio ambiente se não o descartarmos de forma correta.

Estudos apontam que a bora de café, quando descartado no lixo, pode se decompor produzindo o gás metano, um dos maiores poluidores e causadores do efeito estufa. O gás metano consegue ser 20 vezes mais potente que o gás carbônico e assim interfere diretamente no aquecimento global (Assembléia Legislativa do Ceará).

Outro problema é a produção de chorume, um líquido escuro encontrado no lixo doméstico, e que pode se infiltrar no solo e contaminá-lo, uma vez que a borra de café possui em sua composição nitrogênios, os quais podem roubar os nutrientes do solo, enfraquecendo-o e inutilizando-o.

Mas a borra não é uma vilã se for usada e descartada de forma correta e aqui vão algumas dicas de como reutilizar esse resíduo de forma sustentável, sempre com uma dose de química.



Muitos estudos já têm apontado a borra de café para o uso de cosméticos, mas pelos seus óleos essenciais. No entanto as partículas de borra de café possuem uma grande porosidade, as quais podem ser usadas em materiais adsorbentes. Essa características tornam a borra um excelente esfoliante natural, uma vez que sua porosidade auxilia na limpeza na pele e células mortas, pois os poros retêm as sujeiras. 


A presença da cafeína, um composto orgânico que compõe o café, possui excelentes propriedades antioxidantes e protege contra os raios ultravioletas. 

Alguns estudos já mostraram que a borra de café possui bioativos com expressiva atividade antirradicalar (prevenção de radicais livres), antioxidante, antitumoral e até mesmo ação anti-inflamatória e antialérgica, embora de forma limitada. Mas esses aspectos são em estudos mais avançados (Capacidade antioxidante em resíduos da indústria cafeeira). 

Imagem: Delas IG


A borra também ajuda na prevenção das pulgas devido à presença de alguns extratos em sua composição que possui aromas que não são agradáveis à sensibilidade de alguns insetos e pragas. 

Alguns estudos utilizam os extratos da borra de café como inseticida natural, até mesmo para combater o mosquito da Dengue, por exemplo. 

Isso porque a cafeína pode atuar nas enzimas do organismo e agir como um repelente natural, não só pelo seu efeito aromatizante que repele de forma natural esses insetos ou pragas (Inseticida Natural de Borra de Café). 

Imagem: LorPets



Esse é o uso mais relatado na internet, e não seria por menos. A quantidade de estudos relacionando a borra de café em fertilizantes é muito grande e bem antiga. Isso porque na composição da borra de café existem nutrientes essenciais para as plantações como o carbono, nitrogênio e matéria orgânica.

No entanto a produção desses nutrientes, no solo, podem competir com outros nutrientes e assim inativar seu efeito como fertilizante. Por isso, se faz necessário a sua compostagem para preparar o material de forma a torná-lo adequado para esta aplicação (Influência da borra de café nas plantas). 

Imagem: Splabor


Outro uso é na prevenção de odores e pela mesmo efeito da ação de limpeza da pele. A porosidade das partículas da borra de café ajuda à reter as moléculas gasosas, até mesmo do gás sulfídrico, aquele cheirinho de ovo podre! 

Isso se dá pela ação como adorbente, uma propriedade capaz de sorver moléculas gasosas em sua superfície e às retê-las de modo a amenizar os odores presentes no ambiente. 

Imagem: HypeScience



Sim! Acreditem a borra de café pode ser usada para aliviar a aparência de celulites.

Como dito anteriormente a borra de café é considerada como um excelente esfoliante natural com propriedades refirmantes. Isso se dá à seus extratos e sua capacidade abrasiva que promove a estimulação da regeneração da pele, bem como a circulação sanguínea, bem como no rejuvenescimento e revitalização da pele (Desenvolvimento e caracterização de um sabonete contendo borras de café). 

Alguns estudos também citam a cafeína como agente para o tratamento por ser um composto hidrofílico (que gosta de água) capaz de penetrar a barreira da pele e alcançar a derme onde ocorre o
processo de lipólise (Avaliação do Uso da Borra de Café para Utilização em Produtos Cosméticos). 


Viram como a borra de café possui inúmeras - citamos algumas - utilizades e tem sido o alvo de muitos estudos na área da química.

Curtiram essa publicação? Então compartilhem com os amigos e deixem sua curtida. 




CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL