Química Verde: prevenção, eficiência atômica e síntese segura. por Everton de Barros.

segunda-feira, julho 09, 2012
Então, galera, começaremos a falar um pouco sobre os 12 princípios da química verde, conforme apresentamos neste post. Os três primeiros que abordaremos são estes: prevenção, eficiência atômica e síntese segura. Iremos destrinchar cada princípio para que possamos entender mais sobre a química verde.


PREVENÇÃO: Na confecção de tudo aquilo que produzimos, sempre sobra algum material. Em nosso dia a dia, também sempre produzimos resíduos, seja durante o preparo de uma refeição, quando escrevemos errado e temos que usar a borracha para apagar, quando fazemos algum lanche e seja no simples ato de desembrulhar uma bala. Ou seja, tudo o que fazemos gera um resíduo. Além disso, a fabricação de alguns produtos também gera resíduos tóxicos que podem causar algum dano direto a saúde das pessoas. Por exemplo, temos a água utilizada em reatores e lavagem de tanques e substâncias feitas com metais pesados que podem causar câncer entre outras doenças fatais.

Vemos que é mais barato evitar a formação de resíduos tóxicos do que tratá-los depois que eles são produzidos, pois para tratar tais resíduos temos que usar mais produtos que podem ser agressivos para a natureza.




EFICIÊNCIA ATÔMICA: Desenvolvimento de produtos que possuam um rendimento maior. O rendimento de um processo é determinado a partir da quantidade de reagente que não participou da transformação normalmente pela formação de subprodutos ou menor reatividade. O rendimento também pode diminuir de acordo com a reação, podendo assim ter perdas para o meio reacional. Em outras palavras, produzir produtos com eficiência atômica evita a geração de resíduos.



SÍNTESE SEGURA: Desenvolvimento de metodologias sintéticas que utilizam e geram substâncias com pouca ou nenhuma toxicidade à saúde humana e ao ambiente. Muitas substâncias fazem mal ao meio ambiente ou até mesmo aos seres humanos. Temos, então, que desenvolver produtos que causem um dano menor a vida.

Uma química verde não é uma química impossível de ser aplicada. Porém, a ajuda de todos é importante! Não é preciso entender de química para saber o que precisamos fazer a favor do meio ambiente e até mesmo da nossa saúde, pois diminuir os insumos do nosso dia a dia é um ato que temos fazer sempre. Reduzir, Reutilizar e Reciclar têm que ser atos equiparados ao ato de respirar, ou seja, ser contínuo e involuntário por já fazer parte de nossa sobrevivência.

Fotos: UFJF, Ciência Hoje e Info


CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL