Brazilian ChemComm Symposium Chemistry and Sustainable Energy. por Ana Paula Silva.

sexta-feira, novembro 23, 2012

No dia 08 de novembro de 2012, o blog Química Sustentável esteve presente no Brazilian ChemComm Symposium Chemistry and Sustainable Energy, no Rio de Janeiro, evento em que vários cientistas apresentaram suas pesquisas e defenderam suas teses para ajudar a desenvolver um mundo mais sustentável.


Estavam presentes estudiosos de diversas Universidades mundiais, tais como, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UNICAMP, Cambridge Universty, Cardiff Universty, Queen's University Belfast, Manchester Universty, também estava presente o Presidente da Sociedade Brasileira de Química - SBQ.



Este é um exemplo de que, em todo mundo, há pessoas empenhadas em estudos e pesquisas para ajudarem a desenvolver novos meios e possibilidades de uma vida melhor para toda a humanidade através da química sustentável.

Esses pesquisadores mostraram, nesse evento, por meio das apresentações de seus trabalhos, que é possível vivermos de maneira mais equilibrada e que pode-se encontrar na própria natureza os bens necessários para a nossa sobrevivência, o que já se sabia há vários anos, quando não se vivia de maneira tão consumista como a era em que vivemos hoje.

Os pesquisadores vêm estudando incansavelmente formas de utilizar a química sustentável que se pode encontrar na biodiversidade do nosso planeta sem prejudicá-lo, ou melhor, sem prejudicar o meio ambiente e a nós mesmos, pois já sabemos que destruindo o meio ambiente estamos destruindo junto com ele a nossa própria espécie.

Essas pesquisas ajudam de uma maneira geral em diversas áreas, pois, além de desenvolverem métodos para uma vida mais sustentável, como, por exemplo, descobertas de novas fontes de bioenergias, formas de diminuirmos a emissão do gás carbônico na atmosfera, etc., também auxiliam em novas descobertas na biofísica, na biotecnologia, na biomedicina... Enfim, a "química verde" tem sido uma das formas mais importantes para a solução de vários problemas que os homens vêm causando ao planeta sem pensar nas consequências de suas ações.




CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL