Laboratório Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos, IFRJ - Duque de Caxias.

domingo, setembro 15, 2013
O blog andou parado nesses últimos dias, mas foi por uma boa causa. No último dia 28 de agosto foi inaugurado no Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias, o Laboratório Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos, coordenado pelos professores Marcelo Sena e Sérgio Thode e nós do blog Química Sustentável estamos participando desse novo projeto.

O objetivo do Laboratório é trabalhar somente com resíduos utilizando a química como instrumento de pesquisa e desenvolvimento de soluções para minimizar os impactos ambientais. No laboratório estão sendo realizados trabalhos para solucionar o descarte incorreto do óleo vegetal e do esmalte residuais, produção de biocombustível e bioplásticos, entre outros.

Ao longo de todo trabalho realizado pelo Laboratório, nós do Química Sustentável, além de estarmos contribuindo com nossos conhecimentos na área da química, estaremos divulgando todos os acontecimentos no laboratório para que vocês possam acompanhar e perceber como é possível contribuirmos para o desenvolvimento sustentável.

Segue abaixo algumas fotos dos trabalhos realizados no Laboratório: 





Dando nova aplicabilidade ao óleo de cozinha residual. 1) Sabão em Barra; 2) Sabão Líquido; 3) Sabão em Pasta; 4) Desengraxante; 5) Velas artesanais;





Biorremediação através da fibra da borra do café residual.






Gelatinização do Amido.










Obtenção de subprodutos a partir do esmalte residual.

Acompanhem o nosso blog quem em breve traremos mais informações sobre o nosso trabalho desenvolvido no Laboratório.


CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL