Segundo o site Auto Esporte, a frota de carros cresceu 119% em dez anos só no Brasil e neutralizar todo o CO2 gerado por esse número de automóveis exigirá uma área 11 vezes maior que a Mata Atlântica.
Já que infelizmente não podemos mudar essa realidade, e cada dia que passa está mais difícil conscientizar a população que o excesso de carros nas estradas só está piorando nossa situação, o melhor a ser feito é mostrar como podemos minimizar os impactos gerados ao dirigir.
![]() |
Foto: www.arionaurocartuns.com.br |
Essas 5 dicas foram retiradas do livro Salve o Meio Ambiente, publicado pela editora Seleções Reader's Digest, que além de diminuir o impacto que seu carro gera no meio ambiente, garante uma economia significativa no seu bolso.
1. Dirigindo de maneira suável.
Evite acelerar e frear desnecessariamente e use as marchas para reduzir a velocidade, o ato de acelerar e frear desperdiça combustível.2. Mantenha a distância.
Deixe uma distância razoável entre o seu carro e o carro da frente, se o outro carro mudar a velocidade, você terá tempo e espaço suficientes para tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade sem a necessidade de frear.3. Mude a marcha no tempo certo
A mudança de marcha no tempo certo evita ruídos que indicam que o motor está sendo forçado. É mais econômico dirigir em marcha alta.4. Diminua a velocidade para economizar combustível.
A 110 km/h, seu carro gasta até 25% mais combustível do que se estivesse a 90 km/k.5. Remova extras desnecessários.
Você pode baixar o consumo do combustível em 20% simplesmente removendo extras desnecessários, como bagageiros de tetos e tetos aerofólicos. Eles aumentam a resistência ao vento, tornando o deslocamento do carro mais difícil.![]() |
Foto: Reprodução. |
Fonte: Auto Esporte e Seleções