Estudantes criam sabonete que repele o mosquito da malária e evita a proliferação de suas larvas.

sábado, janeiro 04, 2014

Os estudantes africanos, Moctar Dembele e Gerard Niyondik, do Instituto Internacional de Água e Engenharia Ambiental, desenvolveram um sabonete capaz de repelir o mosquito da malária e a água residual de quem toma banho com o sabonete contém substâncias que impedem o desenvolvimento das larvas.

A composição do sabonete, que é feito de forma artesanal, ainda não foi revelada, no entanto pesquisando mais sobre o assunto, encontrei o vídeo abaixo que informa os principais ingrediente que são utilizados na fabricação do sabonete.
São eles: Capim Limão, ou capim cidreira, que é muito utilizado para repelir insetos, Carité, usado para tratamentos capilares como hidratante e Cravo-africano ou cravo-da-índia que é larvicida, ou seja, que destrói larvas.



De acordo com os estudantes, a intenção é que até 2015 o produto seja comercializado em larga escala. Tal produção foi possível devido ao prêmio de U$ 25.000, recebido através da "Global Social Venture Competition", uma competição mundial promovida pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Para Gerard Niyondiko, além do benefício de repelir o mosquito causador de uma das doenças que mais matam na África, o sabonete estará disponível para toda população, já que os ingredientes utilizados em sua fabricação são regionais.

CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL